Principais Objetivos

A física de Íons Pesados Relativísticos tem como principal objetivo estudar o comportamento da matéria nuclear em condições extremas de temperatura e pressão. Ao se aquecer ou comprimir demasiadamente a matéria nuclear, espera-se que ela passe por transições de fase, gerando novos estados. Um dos estados previstos para a matéria nuclear é o chamado Plasma de Quarks e Glúons. Nesse estado, acredita-se que os constituintes mais elementares da matéria nuclear, quarks e glúons, não estariam mais confinados em hádrons,formando um plasma de partículas livres. Segundo a teoria do Big-bang, esse seria uma das fases que o nosso Universo teria passado logo nos primeiros micro-segundos de sua existencia.

Experimentalmente, consegue-se aquecer ou comprimir a matéria nuclear colidindo-se núcleos de elementos pesados, como o ouro ou o chumbo, a energias muitos altas (relativísticas).

Este estudo é de extrema importância para o entendimento da matéria nuclear, seus constituintes e a forma como eles interagem entre si (a chamada força forte). Ele deve trazer informações cruciais sobre a teoria mais fundamental e que descreve melhor a interação forte, que é a Cromodinâmica Quântica.