Laboratório de Cristais Iônicos, Filmes Finos e Datação

Um Cristal Iônico é um sólido isolante formado por íons positivos e íons negativos, que se atraem com forças Coulombianas. O exemplo mais simples é o cristal de NaCl, onde o íon de Na+ e íon de Cl- atraem-se eletrostaticamente para formar o cristal.

Um cristal ideal tem seus íons distribuídos periodicamente, formando a rede cristalina, e por isso são freqüentemente encontrados na natureza com belas formas externas, que refletem a sua estrutura microscópica.

O homem aprendeu a produzir em laboratório muitos desses cristais, a partir de compostos químicos puros. Na realidade nenhum cristal, natural ou artificial, é perfeito, isto é, no nível atômico apresenta defeitos. Esses defeitos, uns chamados intrínsecos por serem imperfeições na rede cristalina, outros chamados extrínsecos por serem devido a íons estranhos ao cristal, são responsáveis por muitas das propriedades do cristal.

O calor especifico, a elasticidade, o índice de refração, a constante dielétrica, etc, são propriedades que dependem da rede cristalina. A cor, a luminescência, a ressonância de spin eletrônico, a corrente de despolarização, etc, são, por outro lado, propriedades fortemente dependentes dos defeitos. Por exemplo, a esmeralda é um berilo contendo cromo, que lhe dá a cor verde, enquanto o mesmo cromo no óxido de alumínio resulta na cor vermelha do rubi, e a água marinha é o berilo contendo ferro, que o torna azul, e assim por diante.

Um dos objetivos do LACIFID consiste em estudar as propriedades dependentes de defeitos em cristais naturais, particularmente dos SILICATOS encontrados abundantemente no solo brasileiro.

Aplicações

Saiba mais sobre o que pesquisamos >

Equipe

Professores

Prof. Dr. Shigueo Watanabe

Prof. Dr. Masao Matsuoka

Prof. Dr. Jose Fernando Diniz Chubaci

Prof. Dr. Shigueo Watanabe

O Prof. Dr. Shigueo Watanabe atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo, e tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Materia Condensada. As atividades de pesquisa atuais estão centralizadas na Dosimetria da radiacão ionizante, Filmes finos e propriedades ópticas e paramagnéticas de minerais. Outros intereses de pesquisa envolvem a datação de cerâmicas arqueologicas e sedimentos, estudo das propriedades físicas de cristais iônicos pelo método de termoluminescência, absorção óptica e ressonância paramagnética eletrônica.

Prof. Dr. Masao Matsuoka

Atualmente, o Prof. Dr. Masao Matsuoka é Professor associado da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Física , com ênfase em Física da Matéria Condensada. Atuando principalmente nos seguintes temas: quartzo, datação, termoluminescência, ressonância de spin eletrônico. Estudo do cristal de GdAlO3 em temperaturas de hélio líquido sob campo magnético de até 6 T. Estudo do mecanismo de deposição de filmes finos duros de nitretos assistida por feixe de íons. Estudo do mecanismo de produção e destruição de defeitos em minerais brasileiros e sua aplicação na geocronologia.

Prof. Dr. José F. D. Chubaci

O Prof. Dr. Chubaci é atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada. Atuando principalmente nos seguintes temas: carbon nitride, ibad, hardness. Formação e caracterização de filmes finos de alta dureza, modificação de superfícies por implante iônico, estudo das propriedades de absorção ótica, paramagnéticas e de termoluminescência de cristais iônicos e construção de sistema de formação de filmes finos por deposição assistida por feixes iônicos.

Funcionários

Dra. Roseli Fernandes Gennari

Dra. Roseli Fernandes Gennari

Minha função no LACIFID é a de desenvolver e aplicar metologias analíticas visando a análise química dos materiais de interesse do grupo. Sou igualmente responsável pelo bom funcionamento e operacionalidade dos espectrômetros: o de massa com plasma (ICP_MS), o de ultravioleta-visível-infravermelho próximo e pelo de infravermelho. Caracterização química de silicatos, determinação de impurezas em silicatos por ICP-MS, UV-Vis-NIR e por FT-IR, metodologias de preparação, separação e pré-concentração de analitos, avaliação dos efeitos interferentes da matriz de gadolíneo, metrologia Química, levantamento radiométrico, datação de amostras de interesse geológico e arqueológico.

Colaboradores

Nilo F. Cano

Dra. Sonia Hatsue Tatumi

Dr. René Rojas Rocca

Dr. Luiz Tomaz Filho

Nilo F. Cano

Propriedades paramagnéticas e de luminescência de cristais naturais e artificiais. Geocronologia e dosimetria.

Dra. Sonia Hatsue Tatumi

Tem experiência na área de Geocronologia, atuando principalmente nos seguintes temas: datação, termoluminescência, luminescência ópticamente estimulada, fluorescência e dosimetria da radiação ambiental por espectroscopia gama. Atua também na área de Física da Matéria Condensada, com ênfase em Física das Interações da radiação ionizante com a matéria, atuando em temas como: confecção de dosímetros luminescentes de cristais nanoporosos de alfa-alumina dopados com elementos terras-raras e semi-metais.

Dr. René Rojas Rocca

Doutor em Ciências pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (2012), atualmente desenvolvendo pesquisas na área de Dosimetria de baixas doses, utilizando Luminescência opticamente estimulada (LOE) e Termoluminescência (TL) em cristais naturais, desenvolvendo também pesquisas na área da Datação de cerâmicas, utilizando os métodos de Multiple Aliquot Regeneration (MAR), Single Aliquot Regeneration (SAR) e melhorando a técnica de grão único, Levantamento Radiométrico. Mestre em Ciências pela universidade de São Paulo (2008), Possui graduação em Física - Universidad Nacional de San Agustin de Arequipa, Perú (2004). (Fonte: Currículo Lattes)

Dr. Luiz Tomaz Filho

Possui graduação em Bacharel em Física pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Farias Brito (1986), graduação em Licenciatura em Física pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Farias Brito (1986), mestrado em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é professor associado da Faculdade Faculdade de Tecnologia de Mauá e professor responsável da Universidade São Judas Tadeu. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Prop. Ópticas e Espectrosc. da Mat. Condens; Outras Inter. da Mat. com Rad. e Part., atuando principalmente nos seguintes temas: thermoluminescence, epr, phenakite, cristais e termoluminescência. (Fonte: Currículo Lattes)

Estudantes

Ellen Rosa Oller Ricart

Lorraine Silva Pinto Mendes

Juan Hideo Takara

Lucas Sátiro do Carmo

Estudante de Doutorado em Tecnologia Nuclear.

Título: Importância das Radiações Nucleares nas Datações Arqueológicas e Geológicas: Aplicações à Datação de Sedimentos de dunas de Cabo Frio.

Carlos D. Gonzales Lorenzo

Estudante de Doutorado em Física Nuclear.

Título: Produção de cristais sintéticos de CdSiO3, CaSiO3: Seu uso na detecção de nêutrons produzidos no reator IEA-R1 do IPEN.

Orientador: Shigueo Watanabe.

Coorientador: Nilo Francisco Mamani.

Betzabel Noemi Silva Carrera

Estudante de Doutorado.

Título: Efeitos de radiações eletromagnéticas de diferentes comprimentos de onda em quartzo azul - aplicações na dosimetria clínica com TLD.

Edy Elar Cuevas Arizaca

Estudante de Doutorado em Física.

Título: Geocronologia da Costa Sul Sudeste Brasileira: Datação de sedimentos da Barreira de Paranaguá.

Rogério Ribeiro

Estudante de Doutorado em Tecnologia Nuclear.

Título: Análise de sedimentos da orla marítima de Santos-SP por fluorescência e thermoluminescência.

Bianca Jardim Mendonça

Estudante de Doutorado.

Orientador: José Fernando Diniz Chubaci.

Monise Brito Gomes

Estudante de Mestrado em Tecnologia Nuclear - Aplicações.

Título: Datação de conchas e sedimentos do Pântano da Malhada: Correlação com a variação do nível do oceano no Holoceno.

Letícia Mendes de Oliveira

Estudante de Mestrado em Tecnologia Nuclear.

Título: Datação de conchas e sedimentos do Sambaqui Gigante Santa Marta II, Laguna, Santa Catarina.

Bruna Cortez

Estudante de Mestrado em Física.

Título: Formação no Quaternário na planície Costeira da região Iguape - Icapara.

Lucas Batista Cervi

Gilson Schaberle Goveia

Estudante de Iniciação Científica.

Título: Desenvolvimento de dosimetros de radiações ionizantes por radiofotoluminescência (RPL) de cristais e vidros de silicatos.

Daniel Gonçalves Fidelis

Mariana Oliveira Abati

Cauê Kaufmann Ribeiro

Luiz Felipe de Faria Pereira

Estudante de Iniciação Científica.

Título: A) Estudo e medidas de TL-residual. B) Aplicação na datação na Barreira de Paranaguá.

Ellen Rosa Oller Ricart

Lorraine Silva Pinto Mendes

Juan Hideo Takara

Estudante de Iniciação Científica.

Título: Datação de Sedimentos da Barreira de Paranaguá, PR.