Fazer click no cristal

Prof. Dr. Shigueo Watanabe

O Prof. Dr. Shigueo Watanabe nasceu em 4 de abril de 1924 em Araçatuba/SP, é o primeiro "nikkei" a se tornar Professor Titular na área de física na Universidade de São Paulo (1977); é Presidente Honorário da Sociedade Brasileira de Pesquisadores Nikkeis; tem publicado muitos trabalhos científicos em revistas de circulação internacional cada ano; orientou 38 teses de mestrado e 40 de doutorado; foi organizador de cerca de 90 simpósios técnico-científicos e educacionais e editor dos anais desses simpósios; organizou 21 Olimpíadas de Matemática do Estado de São Paulo que tiveram a participação de 2 milhões de alunos de nível fundamental e médio; foi secretário por 7 vezes do Simpósio Nipo-Brasileiro de Ciência e Tecnologia; foi Chefe do Departamento de Física da Faculdade de Filosofia Ciência e Letras e do Departamento de Física Nuclear do Instituto de Física da Universidade de São Paulo; foi Diretor Executivo da Academia de Ciências do Estado de São Paulo de 1976 a 1997; foi o primeiro Presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisadores Nikkeis e da Associação Brasileira de Físicos na Medicina; e foi conselheiro do CNPq, da Sociedade Brasileira de Física, do Conselho de Curadores da Universidade Federal de São Carlos e do Conselho de Curadores da Fundação "Adib Jatene" do Instituto de Cardiologia "Dante Pazzanese". Foi condecorado em 1998 pelo Imperador do Japão com a Comenda "Zuihosho Kunsanto" (3º Grau que é a mais alta concedida para estrangeiros) pelo grande esforço e colaboração para o desenvolvimento das relações culturais e científicas entre o Brasil e o Japão e recebeu títulos honoríficos da J. S. Guggenheim Foundation, EUA, 1961 e do Nuclear Energy Forum, Japão, 1993 e recebeu a Ordem Nacional de Mérito Educativo, Grau de Grande Mestre em 2002.

A minha principal contribuição científica foi um trabalho teórico em Física Nuclear denominado 'Espalhamento de Dêuteron por Núcleo de 12C'. O próton e o nêutron quando interagem com o núcleo do átomo de carbono apresentam cada qual um potencial elétrico. Quando o próton e o nêutron se juntam, formando o dêuteron, apresentam um potencial diferente dos potenciais individuais e o potencial proposto para o dêuteron recebeu o nome de Potencial de Watanabe, merecendo destaque no meio científico.

Gostaria de passar para os leitores um resultado recente de minha pesquisa. Segundo pesquisadores americanos, o continente americano foi habitado por humanos há 12.000 anos atrás. Entretanto, análises de datação pelo 14C feitas em amostras de carvão de restos de fogueiras encontradas no Parque Nacional da Serra de Capivara apontam para a idade de 50.000 anos. Eu fiz análises por termoluminescência e por ressonância magnética eletrônica em filete de calcita sobre pintura rupestre desse Parque. Como a idade dessa calcita que cobria a pintura indicava ter 33.000 anos, cheguei à conclusão de que o Brasil já era habitado a mais de 33.000 anos atrás, portanto antes dos Estados Unidos.

Na qualidade de Diretor Executivo da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, realizei Olimpíadas de Matemática e consegui descobrir um filho de operário de São Bernardo do Campo que se classificou por duas vezes em primeiro lugar na Olimpíada Nacional e por duas vezes em primeiro lugar na Olimpíada Internacional. Uma escola do Rio de Janeiro o adotou, ele prestou exame vestibular para o Instituto Militar de Engenharia e passou em primeiro lugar. Ele fez doutorado nos Estados Unidos e hoje é professor do IME. Para ajudar as crianças inteligentes e de origem humilde, criei uma bolsa de estudos que ajudou 80 estudantes. Um destes bolsistas apoiei desde a 7ª série do ensino fundamental, passou no ITA e outro bolsista está fazendo doutorado em Mecatrônica na Escola Politécnica da USP. Esta é uma pequena contribuição minha para ajudar crianças inteligentes a terem oportunidade de prosseguir os seus estudos".





Laboratório de Cristais iônicos, filmes finos e datação - LACIFID. Rua do Matão, Travessa R, 187, CEP 05508-090, Cidade Universitaria São Paulo, SP - Brasil. Caixa postal 66318 - CEP 05314-970, Fone: +55-11-3091-6990/6753/6770 Fax: +55-11-3031-2742
e-mail: etoledo@dfn.if.usp.br
© 2010 Todos os direitos reservados